
O governo da Ucrânia acusou oficialmente a Rússia de estar envolvida em um ataque hacker, que teve acesso a informações oficiais do governo.
O governo ucraniano acusou oficialmente a Rússia de planejar ataques cibernéticos, que atingiu sites de instituições públicas e agências governamentais na semana passada. O ministério da transformação digital ucraniano, disse que todas as evidências apontam para o fato de que a Rússia está por trás desse ataque hacker.
O governo ucraniano acredita que Moscou continua a tramar uma guerra híbrida e está ativamente construindo forças no setor da informação e no ciberespaço. Kiev afirma que o objetivo do ataque não é apenas o de intimidar a sociedade, mas também o de desestabilizar a situação na Ucrânia, interrompendo o trabalho do setor público e minando a confiança dos ucranianos no governo.
O secretário de imprensa do presidente Vladimir Putin, disse que o governo Russo não tem nada a ver com o ataque e que a Ucrânia tem o costume de culpar a Rússia por tudo.
O serviço de segurança da Ucrânia, acredita que o ataque tenha sido realizado depois que os agentes maliciosos obtiveram acesso a infra-estrutura de uma empresa privada, responsável por gerenciar alguns dos sites afetados, que foram desfigurados e passaram a exibir mensagens ameaçadoras nos idiomas russo, ucraniano e polonês.
Por enquanto essa discussão está longe de acabar e a relação entre os dois países fica cada vez mais problemático.